Menopausa: Estradiol e a perda muscular

A testosterona costuma roubar cena quando falamos de músculo, mas você sabia que o estradiol é o responsável pela nossa função muscular?

O estradiol atua diretamente na célula muscular, estimulando a produção de proteína no músculo, que são como blocos de construção que deixam nossos músculos mais firmes e mais fortes, mas ele ainda impede que essas proteínas sejam quebradas, o que ajuda a evitar a perda de massa muscular.

A questão é que com a queda do estradiol na menopausa, ocorre uma diminuição significativa dessa síntese proteica, causando uma perda significativa na nossa massa muscular. Os músculos podem ficar mais fracos e até com menos tônios.

A recuperação muscular, que antes era mais rápida, ela começa a demorar um pouco mais. O estradiol vai influenciar a distribuição de gordura no nosso corpo, e quando ele está em níveis normais, ele mantém a gordura mais uniforme, bem mais distribuída. Mas quando a gente entra na menopausa, com a quebra do estradiol, essa gordura tende a se acumular, a se instalar principalmente na região abdominal.

Mas a boa notícia, de novo, é que a gente pode minimizar com a prática de exercícios físicos, exercício aeróbico como uma caminhada, por exemplo, uma boa alimentação e uma terapia de reposição hormonal, quando indicar.

Quer mais informações como essa?
Acompanhe o Vênus Talks e faça parte da nossa comunidade de mulheres que buscam uma vida saudável na Menopausa.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Últimos conteúdos