Sou a Dra. Adriana, mastologista, e hoje eu vou falar um pouquinho sobre o sistema de classificação de BI-RADS.
Você já reparou que no final do seu exame de mama vem escrito BI-RADS, com letras maiúsculas e um número ao lado?
O que que é isso?
O sistema de BI-RADS é um sistema de classificação dos exames de imagem de mama. Então, a depender dos achados, os exames vão voltar classificados em uma das sete categorias de BIHATS, variando de 0 a 6.
BIHATS 1 e 2 são exames absolutamente tranquilizadores, exames em que a gente tem ou não tem nada, ou a gente encontra achados, achados que sabidamente são benignos.
BI-RADS2, mas são exames tranquilizadores que a gente pode simplesmente seguir com a rotina habitual.
BI-RADS 3, na imensa maioria das vezes, não são malignos, mas são alterações que merecem uma análise mais precoce dentro de seis meses.
BI-RADS4 e 5 são exames que merecem realmente uma atenção especial. Os achados classificados nessas categorias têm um potencial de malignidade maior, sobretudo de BI-RADS 5, então nós precisamos dar continuidade na investigação diagnóstica através de uma biópsia, para saber se aquilo é ou não maligno.
BI-RADS 6 e o BI-RADS 0, significa o seguinte, o 6 é para aquela paciente que ela tem um achado, que provavelmente antes foi 5 ou 4, biopsia, é sabidamente um câncer e ela foi fazer um outro exame, um outro ultrassom, a ressonância que seja, por alguma razão, para avaliar melhor, para avaliar o outro lado, então a gente tem um achado que a gente já fez biopsia e já sabe que aquilo é câncer.
Fique atento aos exames e conversem com o médico especialista de vocês e se precisarem consultem uma segunda opinião.
Acompanhe o Vênus Talks e faça parte da nossa comunidade de mulheres que buscam uma vida saudável na Menopausa.






