Sou a Dra. Juliana Pedroso, médica dermatologista e eu queria explicar para vocês que herpes zoster é uma infecção que aumentou bastante pós pandemia, cerca de 35% nos estudos e na minha experiência também.
E eu pude diagnosticar casos que começam geralmente com uma placa avermelhada, dolorida, tanto na região da face, quanto nas costas, na região lombar, muitas vezes confundida com uma dor do ciático também, em que os pacientes evoluem para bolhas.
E a parte mais difícil do herpes zoster é que ele pode ter algumas complicações, como cicatrizes, paralisia facial e também uma dor crônica, chamada neuralgia. Então, é super importante que todas as mulheres acima de 50 anos se vacinem com a vacina Shingrix, que é uma vacina com a glicoproteína. E do vírus inativado e esta vacina tem 90% de eficácia, tanto em mulheres quanto em homens, acima de 50 anos, para evitar essas complicações que são bem difíceis e causam uma alteração muito importante da qualidade de vida
Procure seu médico de confiança e converse sobre o assunto.
Se você quer saber mais acompanhe o Vênus Talks e faça parte da nossa comunidade de mulheres que buscam uma vida saudável na Menopausa.