Todas nós sabemos que a atividade física é essencial para a nossa saúde, mas você sabia que ela pode ser uma grande aliada durante a menopausa?
Um estudo acompanhou 234 mulheres com idades entre 45 e 55 anos. Muitas dessas mulheres passaram da perimenopausa para a menopausa, o que permitiu que os pesquisadores quantificasse a velocidade da perda de massa magra e correlacionasse esses dados com os níveis de atividade física.
As mulheres que passaram pela menopausa, elas experimentaram uma perda acelerada e significativa de massa magra.
As mulheres que mantinham níveis elevados de atividade física, especialmente aquelas que incluíam exercícios de resistência como a musculação na sua rotina, mostraram uma menor perda de massa muscular ao longo desse período.
O estudo também observou que a atividade aeróbica, embora benéfica para a saúde cardiovascular, ela foi comparada não tão eficaz na preservação de massa muscular quanto o exercício de resistência.
Incluir exercícios de musculação, treino funcional, pilates, não só apenas ajuda a preservar a massa magra, mas também ajuda nos sintomas de depressão e ansiedade, são muito comuns nessa fase.
Inclua atividade física como hábito na sua rotina.
Você já faz? Responda nos comentários.
Acompanhe o Vênus Talks e faça parte da nossa comunidade de mulheres que buscam uma vida saudável na Menopausa.