O pompoarismo e a fisioterapia para os músculos do assoalho pélvico são a mesma coisa?

Bom, essa é uma dúvida super comum, que a gente recebe com muita frequência e eu vou tentar esclarecer um pouquinho aqui.

Tanto o pompoarismo quanto o treinamento da musculatura do assoalho pélvico envolvem o fortalecimento dos músculos perineais. Porém, eles têm objetivos e abordagens diferentes.

Bom, para começar, o pompoarismo é uma prática antiga, originada de culturas orientais e voltada especificamente para o prazer sexual. O foco está no fortalecimento dos músculos vaginais e da região pélvica para melhora do controle durante o ato sexual. O objetivo principal, especificamente, é desenvolver habilidades com uso de manobras específicas para uma melhora da performance sexual.

Já o treinamento da musculatura do assoalho pélvico é um dos recursos utilizados dentro de uma abordagem dentro da fisioterapia pélvica. Ele é mais terapêutico e ele tem uma abordagem mais funcional. É especialmente importante o treinamento da musculatura do assoalho pélvico para prevenir e tratar patologias e disfunções, como as incontinências urinárias, os prolapsos dos órgãos pélvicos, dores pélvicas, preparação para parto, reabilitação de pós-parto.

E os exercícios, eles são prescritos mediante uma avaliação prévia. Eles são mais individualizados e são personalizados. Bom, no pompoarismo, é muito comum o uso de alguns acessórios, como aquelas bolinhas tailandesas, chamadas de bolinhas de Ben-Wa, e os cones vaginais.

Bom, tanto o pompoarismo quanto o treinamento da musculatura do assoalho pélvico trazem resultados incríveis, seja para prevenção, como para tratamento, ou como forma de melhora da sua saúde sexual. O mais importante é saber realizá-los de uma maneira correta.

Converse com seu médico. Há muitas soluções para que você possa se sentir saudável e confortável no seu corpo

E você gostou do assunto? Escreva nos comentários seu relato

Se você quer saber mais acompanhe o Vênus Talks e faça parte da nossa comunidade de mulheres que buscam uma vida saudável na Menopausa.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Últimos conteúdos