Quero compartilhar algumas das frases que mais escuto no meu consultório das mulheres que atendo:

Eu não gosto de olhar no espelho.
Eu não quero me pesar.
Eu faço as mesmas coisas que antes e não consigo perder peso. Ou melhor, faço mais do que antes e continuo ganhando.
Não reconheço meu corpo.
Parece que estou no corpo de outra pessoa.

Se isso também está acontecendo com você e você tem entre 40 e 55 anos, provavelmente está relacionado ao Climatério e Menopausa. Nesse período, a queda de hormônios, como o estrogênio, faz com que o corpo da mulher tenha uma predisposição a mudanças, ganhando gordura, principalmente na região abdominal, e perdendo massa muscular. Essa redução de massa muscular diminui o metabolismo basal, facilitando o ganho de peso.

Além disso, fatores como a adolescência dos filhos, o envelhecimento dos pais e a sobrecarga de trabalho podem contribuir para o aumento de peso e a desconexão com o próprio corpo. E aqui não estamos falando de atingir um “corpo perfeito”, mas sim de manter a saúde.

O que é importante lembrar nessa fase?
O ganho de peso é real, não está na sua cabeça, e você não está sozinha. Existem várias opções de tratamento, como reposição hormonal, uso de análogos de GLP-1, ajustes na alimentação e práticas anti-inflamatórias. E, o mais importante: adicionar exercícios de resistência para estimular a massa muscular e adequar a ingestão de proteínas pode fazer uma grande diferença.

Converse com seu médico se isso está te trazendo desconforto. Há muitas soluções para que você possa se sentir saudável e confortável no seu corpo.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Últimos conteúdos