A icônica atriz de Sex Education, Gillian Anderson, que interpretou a terapeuta se sexual Jean, traz à tona questões profundas e necessárias sobre a sexualidade feminina, especialmente durante a menopausa e perimenopausa, que ela enxerga como um ritual de passagem a ser celebrado e honrado.
Em uma entrevista para a Vogue, Anderson expressou sua surpresa ao perceber que ainda hoje é “chocante” para muitas pessoas que mulheres na faixa dos 40 e 50 anos tenham uma vida sexual ativa. Sua personagem, ousada e sem tabus, gerou reações diversas do público, o que levanta um debate sobre os preconceitos que cercam a sexualidade das mulheres maduras.
Agora, em sua estreia literária com um livro sobre o prazer feminino, Anderson dá voz a mulheres de diferentes idades e realidades que compartilham suas experiências e desejos sem censura. Ela reflete sobre como ainda falta espaço para discussões abertas sobre o prazer feminino e espera, com sua obra, ajudar a romper esses tabus.
“Eu queria explorar o que acontece quando as mulheres envelhecem”, comentou Anderson. “Há um elemento de excentricidade que aparece, quase como uma mania da menopausa.”
Com essa obra, Anderson convida todas nós a refletirmos sobre como o envelhecimento pode e deve ser vivido com liberdade e prazer, sem as amarras de julgamentos e estigmas.
Se você quer saber mais acompanhe o Vênus Talks e faça parte da nossa comunidade de mulheres que buscam uma vida saudável na Menopausa.